15.4.08

ΟΙ ΟΜΟΦΥΛΟΦΙΛΟΙ ΣΤΟ ΡΙΟ

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us
.
Οι ομοφυλόφιλοι του Ρίο φωτογραφημένοι από τον Pedro Stephan στην έκθεση «Μεταξύ φίλων κι εραστών»

1 σχόλιο:

erva_cidreira είπε...

Entre Amigos & Amores – os
espaços de socialização GLS do Rio
Fotografias de Pedro Stephan

Explorando espaços públicos e privados, o fotógrafo especializado na temática homossexual, Pedro Stephan, compõe um painel realístico e atual do cenário GLBTT do Rio de Janeiro, fotografando a pluralidade dentro de um segmento social estigmatizado.

As imagens percorrem a ampla gama de estilos de vida e comportamento, que algumas vezes passam desapercebidos aos olhos da sociedade. Indo da zona norte à zona sul, dos lugares elitizados aos mais populares e com público de todas as idades, “Entre amigos & Amores” é um convite à reflexão sobre a temática homossexual cada dia mais presente no cotidiano brasileiro.


A idéia da exposição nasceu da vontade de Stephan revelar ao grande publico que o segmento GLBTT é composto por pessoas que, como quaisquer outras, querem se socializar, fazer amigos e encontrar seus pares. “Procurei retratar os espaços não só na sua forma ‘real’, mas também captar a atmosfera dos locais e os sentimentos das pessoas”, conta o fotógrafo. “Quero contribuir para desfazer os estigmas que pairam sobre os gays”.

Para a acadêmica e produtora cultural Heloísa Buarque de Hollanda, Stephan é pioneiro na fotografia etnográfico-poética urbana brasileira de acento ativista. "Nesta exposição, seu mais recente trabalho, ele faz o mapeamento geopolítico dos espaços de socialização da comunidade homossexual carioca", analisa.


"Este trabalho pioneiro é o resultado de uma pesquisa realizada ao longo de vários meses, tornando-se de grande importância como estudo antropológico de uma minoria estigmatizada e alvo de preconceitos e deboches", comenta o fotógrafo e curador da exposição Andreas Valentin.

A exposição fotográfica multimídia se originou de mais de 100 fotos, de ensaios realizados em diferentes espaços de socialização GLS no Rio. Particiou dos maiores festivais de foto do país – FotoRio 2007, FotoArteBrasília 2007 e FestFotoPoa 2008. É um retrato vivo e atual da sociedade carioca em mais uma de suas facetas.

O coquetel de abertura acontece dia 17 de março às 19h, com leitura de poemas relacionados ao tema feito pelos artistas Antônio Cícero, Jean Wyllys e Danni Carlos.

Sobre o fotógrafo
O carioca Pedro Stephan é conhecido fotógrafo e jornalista da imprensa especializada gay no Brasil e no exterior. Seus ensaios foram publicados nas mais importantes revistas internacionais como a francesa “Tetu Magazine”, editada pelo estilista Yves Saint Laurent; nas alemãs “AK Magazine”, “Siegessaeule” e “Du und Ich”; e nas norte-americanas “Circuit Noize” e “La Vida.”, entre outras.

Contribuiu para importantes trabalhos institucionais como os cartazes da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo de 2004 e a Campanha de Prevenção à AIDS organizada pelo Grupo militante Arco-Íris e patrocinada pelo Ministério da Saúde e pela UNESCO. Atualmente vem se dedicando a um trabalho de documentarismo antropológico, fotografando os diversos aspectos da cultura homossexual brasileira, além do processo de emancipação homossexual, que talvez seja a grande conquista civil e democrática desta década.